sábado, 29 de janeiro de 2011

Lixo Eletrônico

O Lixo Eletrônico pode matar ?

A melhor definição para lixo eletrônico: são residuos resultantes da rapida obsolescência de componentes eletrônicos. a massiva demanda por equipamentos  eletrodomésticos e e/ou eltro-eletrônicos de ultima geração está fazendo com que geladeiras, televisores, computadores  se tornem "ultrapassados" em pouco tempo de uso, e, sem utilidade, são descartados em lixões comuns.

A resposta para este tipo de artigo: Pode sim, e isso constitui-se um serio problema para o meio ambiente. Monitores, Teclados, Mouses e gabinetes com perifericos internos são descartados em lugares não apropriados. Metais pesados e altamente tóxicos como mercúrio, cádimo, berilio e chumbo se em contato com o solo, contaminam lençóis freáticos; se queimados poluem o ar.
Alguns paises emergentes, como  China e Indía, estão recebendo uma vasta quantidade de aparelhos eletrônicos e os reciclam, em condições que colocam  a mão-de-obra barata desses paises em perigo, os metais pesados mencionados deixam residuos letais no corpo, parando na corrente sanguinea

A redação de convenção de basileia, em 1989, já apontava sobre os perigos do lixo eletrônico, em 1994, esse tratado foi reforçado para proibir a exportação de lixo tóxico para os paises de terceiro mundo, inclusive com o proposito de reciclá-los. O unico pais desenvolvido que não concordou com  a redação de convenção da basileia foi os Estados Unidos da América.

Especialistas estão estudando formas de fazer com que os equipamentos eletrônicos sejam usadosdurante um  maior tempo, aumentando sua "expectativa de vida" . para isso, Estudar a  principal razão da rapida obsolescência dos eletrodomésticos e eletro-eletrônicos e definir estratégias para uma menor disponibilização de  incessantes novidades  fará com que os consumidores sejam mais pensativos na hora de comprar um equipemento novo.

AUTOR : IUDE REIS
CONSULTOR MIRAGEM INFORMÀTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário